Depois de muita bola rolando em campo, com partidas eletrizantes, as finais da Taça das Favelas MT 2023 já tem data marcada. As disputas para conhecer os campeões, nas categorias masculina e feminina, serão realizadas no dia 18 de novembro, no campo de futebol do Marajoara, em Várzea Grande. A grande final masculina será entre Santa Isabel e Jardim Vitória e, no feminino, a briga pelo primeiro lugar será entre as favelas do Três Barras e Novo Colorado.
Neste mesmo dia, a partir das 15h, também haverá jogos da disputa dos terceiros colocados das duas categorias. Pela terceira colocação no masculino, se enfrentam os meninos do Mapim contra o Marajoara e, no feminino, a disputa do terceiro lugar no pódio será entre as favelas do Mapim e Cristo Rei. “Os jogos dos terceiros colocados seriam no dia 3 de novembro, mas remarcamos para abrir os jogos no dia 18 e fazermos uma grande festa, um grande encontro de todas as favelas. Logo após, teremos as finais e você não pode ficar de fora. É nosso convidado e a entrada é gratuita”, afirmou Anderson Zanovello, presidente da Cufa-MT.
RESUMO DOS ÚLTIMOS JOGOS – Os últimos jogos da Taça das Favelas, que começou no dia 28 de outubro, foram realizados na noite da última quinta-feira (02.10) no estádio Basílio da Silvia Tavares, no Ipase, em Várzea Grande. Os meninos do Mapim enfrentaram o Santa Isabel, num jogo disputadíssimo. Após empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Entre erros e acertos, o Santa Isabel deixou o Mapim para trás ao vencer por 16 a 15.
No feminino, a seleção do Três Barras marcou 3 a 0 no Cristo Rei. O primeiro gol foi marcado no primeiro tempo. Os demais ocorreram no segundo tempo, um deles por pênalti.
O secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer, Jan Moura, esteve presente nos jogos do dia 2 de novembro e destacou que o apoio do Governo para a realização da Taça das Favelas em Mato Grosso cumpre a missão de oferecer para as pessoas, especialmente às que vivem em comunidades e estão em situação de vulnerabilidade, uma oportunidade de crescimento por meio do esporte.
“O Governo de Mato Grosso reforça o seu compromisso de estar perto da comunidade ofertando para elas as melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento social. Parabéns à Cufa e a todos os organizadores da Taça das Favelas, por uma edição muito bem organizada e muito bem preparada”, declarou Jan Moura.
Realização – A Taça das Favelas é uma realização da Cufa-MT, Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel/MT) e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e conta com apoio da Tubarão Sports, Água Mineral Lebrinha, Lide Mato Grosso, Prefeitura de Várzea Grande, Vórtion Comunicações. O evento tem a parceria com Assembleia Social, o Teatro Zulmira Canavarros, BS Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, Esporte MT, além da promoção da TV Centro América.
A Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente a sua vontade de viver.